-
Arquitetos: Herzog & de Meuron
- Área: 6400 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Erica Overmeer
Descrição enviada pela equipe de projeto. Zellweger Park, um antigo terreno industrial em Uster, Suíça, foi convertido num bairro de uso misto com uma arquitetura de alta qualidade e arte contemporânea. Dentro deste marco, Herzog & de Meuron projetaram um edifício de 32 apartamentos para a classe média. O edifício encontra-se ao lado da sede e a sala de exposição do pavilhão administrativo de Zellweger Luwa, desenhado em 1960 pelo arquiteto suíço Roland Rohn.
O cubo de oito pavimentos está situado no centro do parque nas orlas do Herterweiher. Encontra-se num ângulo que respeita os edifícios vizinhos e maximiza a orientação para o sol. Os apartamentos, de planta quadrada, são colocados nas esquinas um sobre o outro, oferecendo vistas em diferentes direções. O edifício em seu conjunto parece flutuar por cima do nível do parque público, o que garante a privacidade dos inquilinos no térreo.
A tipologia de circulação neste edifício oferece privacidade e contato com o vibrante entorno natural. Os apartamentos são acessados de forma individual através de dois elevadores no centro do edifício, que não possuem corredores compartilhados. As escadas são colocadas no exterior, nas quatro esquinas do projeto, combinadas com varandas e vinculando cada apartamento diretamente ao parque. Estas torres redondas são posicionadas de maneira diferente para maximizar a luz solar e a privacidade dos inquilinos - que quando chegam do parque, podem usar as escadas para entrar em suas residências através das varandas.
A expressão do concreto na fachada é crua e os erros foram corrigidos apenas quando tecnicamente necessário. Os caixilhos de alumínio e madeira permitem uma luz solar considerável nos profundos apartamentos e oferecem magníficas vistas às velhas árvores e edifícios vizinhos através da lagoa e parque. Apesar das normas de eficiência energética, foi possível introduzir grandes janelas já que o edifício é um cubo e, como tal, muito compacto.
A amplitude dos apartamentos é gerada por uma planta livre com uma sequência fluída de espaços; não existem vestíbulos no interior dos apartamentos. Todos os ambientes são acessados a partir da cozinha aberta no centro. Há dois tipos de apartamentos com 4 1/2 e 5 1/2 cômodos respectivamente.
As paredes interiores de concreto ou alvenaria são todas portantes. Materiais de alta qualidade provados como tempo, tipicamente disponíveis na Suíça, foram utilizados em todo o edifício. O edifício, junto de seus acessórios sólidos e os detalhes fundamentados ressonam o caráter da antiga área industrial.